Penso usar as Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula? Porquê?
Com o passar dos anos e o avanço das tecnologias na área da educação, houve uma grande mudança devido à introdução de novos instrumentos educativos. As gerações mais novas lidam de forma diferente com o uso das novas tecnologias, visto que as mesmas há muito que fazem parte natural do seu ambiente, seja social, seja lúdico, seja mesmo de formação. (Paz, 2008) . Visto que as crianças já têm acesso à internet fora da sala
de aula, é importante fazer com que as mesmas percebam que a internet pode ter
várias utilidades para a sua aprendizagem enquanto estudantes. O professor é o responsável por passar essa
mensagem e utilizar ferramentas que facilitem a aprendizagem dos alunos.
Como futuras
educadoras/professoras, pensamos utilizar as TIC em sala de aula, pois achamos
que só irá favorecer a transmissão de informações e facilitar a aprendizagem
das crianças.
O uso da internet para
aplicar conteúdos das disciplinas pode ajudar a melhorar a interpretação e
organização das informações, possibilitar a discussão de temas em sala de aula,
tornar a sala de aula mais dinâmica, estimular o autodidatismo, entre outros (COUTINHO, 2009) .
Cabe ao professor
construir ambientes desafiadores, em que a tecnologia ajude a promover o
desenvolvimento da autonomia, da criatividade, da sistematização do conhecimento,
do desenvolvimento da colaboração, da cooperação e autoestima. O professor deve
utilizar as TIC e Internet em sala de aula, de forma a que possa complementar
os conteúdos que leciona, e, por isso, deverá saber também selecionar os
melhores métodos para aplicar as matérias através da internet. E, mais
importante ainda, ensinar aos alunos como utilizar a internet com finalidade de
melhorar os seus resultados escolares e adquirir os conhecimentos que necessita
(Moreira, 2013) . Neste sentido, a atitude do professor
face a utilização das TIC em sala de aula é fundamental para a motivação dos
alunos, (Menezes, 2012) .
A utilização dos
computadores, Internet, quadro interativo, entre outros, proporcionam um novo
campo de interação comunicacional, motivador e facilitador na aquisição de
novos conhecimentos e competências no aluno (Menezes, 2012) .
Partindo para um
exemplo mais prático e que acontece nos dias de hoje, um aluno que tenha de
fazer um trabalho de pesquisa e apresentação sentir-se-á mais à vontade para o
fazer se tiver as TIC em sala de aula, uma
vez que poderão facilitar essa mesma tarefa. Na Internet encontramos todo o
tipo de informação com mais facilidade do que em métodos tradicionais. Estando
o aluno familiarizado com estas tecnologias, mais interesse e empenho terá ao
realizar o seu trabalho. Mas também poderemos falar, por exemplo, do
visionamento de filmes em sala de aula. Um aluno que não gosta de história, mas
que gosta de ver filmes e que é colocado a ver um filme sobre a pré-história,
mais facilmente se interessará pela matéria do que se tivesse de ouvir um
professor a debitá-la.
Atualmente,
existe um Centro Escolar em Portimão, Centro Escolar de Pontal, que serve como
exemplo a muitas escolas e que quebram as barreiras no acesso à tecnologia.
O objetivo até é
simples. A escola quer tomar rédeas e preparar os mais pequenos para uma
sociedade que vê as novas tecnologias evoluírem quase à velocidade da luz. No
mundo de amanhã, surgirão novas profissões associadas à programação, eletrónica
e novas tecnologias de informação e comunicação. Compreender como funcionam,
pode ser hoje uma chave para o futuro. (Varela, 2018)
A sala do centro
escolar é composta por um quadro interativo, um tapete interativo e joaninhas
robóticas. Estes equipamentos são plataformas de programação, com diferentes
jogos de lógica e de raciocínio. Os mesmos são utilizados pelos professores para
apresentar problemas e para as crianças utilizarem o robot de forma a
programarem-no para resolver situações. As crianças podem ainda entrar em
contacto via Skype com algumas identidades, como o Jardim Zoológico, de modo a
que estas possam aprender à distância, bem como contactar com outras crianças
do país.
Para que estas
adaptações fossem feitas da melhor forma por parte dos docentes, foi nomeado um
professor responsável, com as competências necessárias, no ano inicial, para
articular com os colegas as várias atividades, dinamizações e criar um hábito
de uso dos equipamentos.
Como podemos constatar,
as tecnologias existem e estão bem presentes no dia-a-dia dos alunos, não fará
sentido tira-las quando se trata de aprender. Dever-se-á antes implementá-las
para que saiam da escola preparados para o futuro, já que esse é o principal
objetivo da educação.
O papel do professor é dar à criança o gosto
pelo saber e não a obrigação de saber.
Referências
COUTINHO, C. P. (Maio de 2009). Tecnologias Web 2.0
na sala de aula: três propostas de futuros professores de Português. In
Educação, Formação & Tecnologias.
Menezes, N. (2012). Motivação de alunos com e sem
utilização das TIC em sala de aula. Porto: Universidade Portucalense
Infante D. Henrique.
Moreira, R. J. (2013). IMPORTÂNCIA DAS TIC E DE
RECURSOS MULTIMÉDIA NA AULA DE HISTÓRIA. Viseu: Instituto Superior
Politécnico de Viseu - escola Superior de educação.
Paz, J. (7 de 4 de 2008). Educação e Novas
Tecnologias, SETÚBAL NA REDE.
Varela, A. S. (28 de setembro de 2018). Barlavento.
Obtido de CENTRO ESCOLAR DO PONTAL ABRE PORTAS AO FUTURO COM NOVA SALA
DIGITAL:
http://barlavento.pt/destaque/centro-escolar-do-pontal-abre-portas-ao-futuro-com-nova-sala-digital
.
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