Atividade 3 - Reflexão sobre Cidadania Digital - Sofia Baltazar
Com os avanços da tecnologia a Internet está cada vez mais presente no nosso dia a dia, e a tornar-se acessível a toda a sociedade, principalmente a crianças e jovens, o que pode ser uma vantagem, e ao mesmo tempo uma desvantagem, pois isso significa que todos tem a liberdade de publicar o que querem podendo estar certo ou errado. As crianças estão a aceder à Internet cada vez mais cedo, e passam cada vez mais tempo a usá-la, tendo posse de telemóveis smartphones e tablets, desconhecendo os perigos existentes, nomeadamente, ameaças de privacidade e identidade, que podem resultar em cyberbullying, abusos, exposição a conteúdos inadequados, vírus, informações falsas, entre outros. Apesar dos perigos que pode apresentar, também apresenta caraterísticas bastantes positivas como a flexibilidade de tempo, baixos custos, acesso a fontes de informação, contribuí para o desenvolvimento do espírito crítico e aprendizagem ativa, partilha do saber e comunicação com pessoas em todas as partes do mundo. A Internet pode ser uma fonte de aprendizagem, entretenimento e socialização, mas para isso é necessário que os seus usuários estejam instruídos sobre os riscos envolvendo o uso desta tecnologia. Essa educação relativa aos cuidados que se deve ter ao usar esta ferramenta deve ser feita especialmente ao público mais novo em contextos familiar e escolar.
Em contexto familiar, as crianças devem ter um acesso limitado à Internet e devem ser supervisionadas, poderá ser conveniente, instalar softwares de filtragem e monitorização no computador, tablet ou telemóvel, de forma a saber que websites foram consultados ou que aplicações foram instaladas, etc. No entanto, quando são adolescentes, esta forma de supervisão é contraproducente, pois este público já tem outro domínio desta ferramenta e o acesso pode ser feito em diversos locais e em aparelhos não controláveis pelos pais ou familiares, por isso é importante ensiná-los a reconhecerem as situações de risco, e treiná-los para responderem adequadamente a determinadas situações.
A escola tem como função de, por um lado, integrar a internet como vertente pedagógica, uma vez que oferece potencialidades imprescindíveis à educação e formação, tornando assim a aprendizagem mais lúdica e atrativa, e por outro lado, desenvolver uma reflexão sobre as suas vantagens e desvantagens. “Ao professor cabe o papel de estar engajado no processo, consciente não só das reais capacidades da tecnologia, do seu potencial e de suas limitações para que possa selecionar qual é a melhor utilização a ser explorada num determinado conteúdo, contribuindo para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, por meio de uma renovação da prática pedagógica do professor e da transformação do aluno em sujeito ativo na construção do seu conhecimento, levando-os, através da apropriação desta nova linguagem a inserirem-se na contemporaneidade” (MERCADO, 2002, p. 18).
Concluindo, tanto em casa como na escola as crianças e adolescentes devem ser ensinados a como utilizar as tecnologias responsavelmente, de forma a que possam beneficiar do seu uso e a não dependerem delas.
Desde cedo que fui instruída sobre como utilizar esta ferramenta de forma responsável e a estar alerta aos perigos da mesma. Para mim a privacidade é algo muito importante, principalmente em redes sociais, pois qualquer um pode ter acesso a informações pessoais de cada pessoa, por essa razão tenho cuidado com o que exponho e a quem o exponho. Utilizo a Internet como recurso para pesquisar sobre os meus interesses pessoais, em termos profissionais, a Internet facilita bastante, pois nela podemos encontrar todo o tipo de informações disponíveis acerca dos temas que procuramos e pode-se ter acesso a trabalhos, filmes, livros, revistas, entre muitos outros recursos.
Referências
Mercado, L. P. (2002). Novas Tecnologias na Educação: reflexões sobre a prática. Maceió.
Neto, C. d. (2006). O Papel da Internet no processo de construção do conhecimento - Uma perspetiva crítica sobre a relação dos alunos do 3ºCiclo com a Internet. Universidade do Minho - Instituto de Ciências Sociais.
Obtido em dezembro de 2018, em Educare: https://www.educare.pt/noticias/noticia/ver/?id=117442&langid=1
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