Atividade com os Robots


Nome: Ç OU C?

Público alvo: 2º ano do 1º Ciclo

Objetivos de aprendizagem:
  • Trabalhar o português;
  •  Relacionar as imagens com as palavras que definem cada imagem;
  •  Reconhecer palavras com “ça”, “ce”, “ci”, “ço”, “çu”;
  •  Aumentar o vocabulário;
  •  Identificar regras do uso do “C” e do “Ç”;
  • Diferenciar palavras com as letras “C” e “Ç”;
  • Trabalhar a coordenação e sentido de orientação através do robot;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e iniciativa em grupos.
Descrição da atividade: A atividade consiste numa tabela a simular um tapete, onde utilizando o robot o aluno tem que conseguir interpretar as imagens presentes na tabela e identificar os ditongos presentes nas mesmas, ou seja, em quais palavras existe o Ça, Ce, Ci, Ço, Çu. A criança terá de programar o robot (esquerda, direita, frente, trás), de modo a que este vá ter à palavra pretendida. Por exemplo, a criança tem o objetivo de encontrar palavras com Ce, então o robot vai partir do quadrado Ce e a criança deverá dar as instruções para uma palavra que contenha Ce. Neste caso, poderá ser para a palavra “cebola”. Sendo assim, a criança verá dar as seguintes indicações ao robot: frente, esquerda, frente, frente.
Existem também no tapete palavras que não pertencem a este grupo, as crianças deverão ter em atenção à palavra escrita, relacionando-a com a imagem.


 Tabela a simular de tapete:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TuxPaint e possíveis atividades a desenvolver em sala de aula

Blogue e Utilizações Educativas